28março2024

Está em... Início A ESPF A nossa escola Notícias ESPF Guia do peão

Guia do peão

guiapeao

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária editou recentemente o Guia do Peão , documento elaborado no âmbito da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária, destinado a crianças, jovens e adultos, já que todos somos peões, sendo estes os utentes mais vulneráveis da via pública.

Este guia, no qual se reúnem as regras, as normas e os comportamentos que os peões devem adotar para circular em segurança, visa sensibilizar a população e contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de segurança rodoviária.

É seu desígnio fomentar o sentido de responsabilidade dos peões, tendo em conta os seus direitos e os seus deveres, apelando igualmente à consciência cívica dos condutores, nomeadamente em relação aos mais desprotegidos (crianças e idosos) e em situações de maior exposição ao risco (dentro das localidades, condições meteorológicas adversas e relação com a via).

Ver guião | Download (PDF)